google-site-verification=NZ6Zactvhesn5N5Z8_2y51QLDM2lt2qpqUL5NaVv9go
top of page

Parceria Escolas

evasão escolar

É EXTREMAMENTE IMPORTANTE o trabalho da psicologia dentro das escolas. São inúmeros os motivos, mas é só parar para refletir sobre assuntos como bullying e os horríveis atentados ocorridos dentro de escolas, para percebermos a importância de um psicólogo no ambiente escolar.

 

A parceria com as escolas se dá de inúmeras formas, a mais básica é simplesmente a escola ter um psicólogo infantil, de confiança, para indicar aos pais que solicitam ou aceitem a indicação de terapia para os seus filhos. Nesse caso, não estou falando do psicólogo que trabalha diariamente na escola, aquele que NÃO FAZ PSICOTERAPIA COM OS ALUNOS E NEM FAZ UM PSICODIAGNÓSTICO, o que atua diariamente dentro da escola, mas de um psicólogo parceiro, que atende em consultório particular as crianças indicadas pela escola.

 

Acho importante que esse psicólogo seja um psicólogo de crianças e não um psicólogo que atenda todos os públicos e que, um deles, seja criança. Em minha opinião profissional, o público infantil tem muitas particularidades, o que requer um aprimoramento e recursos terapêuticos específicos e diferentes do público adulto.

As vantagens de um psicólogo parceiro da escola:

 

- Pode proporcionar um espaço de diálogo e escuta com os professores e com os pais para auxiliar na parceria mais importante de todas, a parceria família/escola, propiciando e facilitando, até mesmo, intervenções, se for o caso;

- Fazer orientação de pais, o que não é, necessariamente, terapia;

- Promoção de saúde mental, ou seja, fazer um trabalho conjunto com a escola, em prol de uma qualidade de vida dos alunos, tentando evitar eventuais problemas ou dificuldades, seja dos alunos ou da instituição;

- Fazer orientação do corpo docente, de como lidar com os diferentes indivíduos, diferentes personalidades, diferentes sofrimentos e particularidades de cada um, sem generalizar e sem estigmatizar.

 

O psicólogo parceiro é importante para resguardar a saúde mental dos professores, dos alunos e dos pais, tanto no âmbito da escola, quanto no âmbito clínico. Como disse acima, o psicólogo contratado para ficar dentro da escola diariamente não é o mesmo psicólogo contratado pelos pais para fazer psicoterapia com seus filhos. Porém, a parceria escolar pode se dar em qualquer um dos âmbitos que se faça necessário.

 

Além dos casos mencionados acima, o trabalho também pode ser realizado através de palestras, workshops e rodas de conversas, tanto na escola quanto no local indicado pelo psicólogo.

Caso sua escola precise do auxílio de um psicólogo, entre em contato através do e-mail contato@josianeandreghetti.com, do telefone (11) 96625-2011 ou do formulário de contato do site.

No link abaixo, transcrevo trecho de uma campanha feita pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, que fala sobre a importância da parceria da psicologia com a escola:

bottom of page