google-site-verification=NZ6Zactvhesn5N5Z8_2y51QLDM2lt2qpqUL5NaVv9go
top of page
Buscar
Josiane Andreghetti

A IMPORTÂNCIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA.

Atualizado: 21 de mar. de 2019


Sabe aquela velha história, verídica claro, de que os primeiros anos de vida da criança são importantes para a “adquirir imunidade”? “Ah não coloca na escola muito cedo, espera estar com uns 3 anos que a imunidade já está melhor e não fica mais tão doente!” Quem nunca ouviu isso?

Pois é, o post de hoje é para falar, mesmo que brevemente, da “imunidade mental”. Não, acho que esse termo não existe, eu que inventei pra fazer uma analogia pra vocês kkk

Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para determinar o adulto que ela será. Parece dramático, mas é verdade.

Conflitos vivenciados nessa fase podem interferir muito e negativamente, na vida que ela terá no futuro.

É comum pensarmos que ser criança é a coisa mais fácil do mundo, mas não é bem assim. Nos primeiros anos de vida a criança passa por muitas mudanças e tem que se adaptar à muitas situações, é a fase em que ela está se desenvolvendo fisicamente, intelectualmente e emocionalmente, TUDO AO MESMO TEMPO!!!

Muitas vezes, a criança passa, na primeira infância, por situações e amenidades que não está preparada para vivenciar, porque ela ainda não tem maturidade emocional.

Por isso que é tão importante estar envolvida em relacionamentos estáveis, rodeada por adultos que lhe dêem segurança, que a ajudem a tolerar e lidar com eventuais situações estressantes, evitando possíveis danos emocionais preocupantes.

A família, acho que não é novidade, é de extrema importância para o bom desenvolvimento da criança, sendo assim, relações inadequadas com os pais, por exemplo, podem causar danos que, se não investigados e tratados, podem se tornar irreverssíveis.

Quando a criança se vê frente à experiências muito danosas e freqüentes sem o auxílio e a proteção de um adulto, pode haver um comprometimento substancial na sua saúde mental, desencadeando diversos problemas, como dificuldades de sociabilidade e aprendizagem, por exemplo.

A intervenção precoce é muito importante e a ajuda de um psicólogo é fundamental para evitar prejuízos futuros.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page